Um bom Natal – Te Deum de Charpentier & A Ceremony of Carols de Britten

Desejo um bom Natal para todos os cristãos. E que se lembrem do verdadeiro sentido religioso desta quadra e que se esqueçam das futilidades comerciais e tradições que só fazem distrair o ser humano da importância do dia para a fé cristã.

§

Te Deum – Marc-Antoine Charpentier (1643 – 1704)

Conhecido hino litúrgico católico, Te Deum Laudamos foi recurso textual para muitas composições musicais. Esta, provavelmente, é a mais conhecida pela gente comum e a música não se resume apenas ao excerto melódico tão popular. Este motete em  ré maior composto pelo compositor francês do barroco Charpentier entre 1688 e 1698 foi orquestrada com um coro, vozes solistas e acompanhamento instrumental e conta com dez partes. «Viva (ou brilhante) e marcial», segundo as palavras do próprio compositor, aqui a temos em grande pomposidade.

As informações da interpretação podem visualizar-se na descrição dos videos no Youtube.

§

A Ceremony of Carols op. 28 – Benjamin Britten (1913 – 1976)

Esta peça foi composta especialmente para o Natal em 1942 e está destinada a um coro infantil a três partes, vozes solistas e acompanhamento de harpa. Tem onze movimentos e o texto cantado pertence a The English Galaxy of Shorter Poems de Gerald Bullet.

Aqui temos a interpretação do coro do Trinity College de Cambridge dada em 1997 sob direcção de Richard Marlow.

§

Feliz Natal!

Anúncios